Oração Inicial
Aqui estou senhor, nosso Deus, diante de ti, tal como sou agora.
Estou sentado diante de ti, meu Senhor,
tranqüilo e pacificado.
Estou na tua presença e quero me deixar conduzir por Ti.
Abro-me à tua proximidade, pois Tu és fonte da vida
e força que me penetra.
Tu és minha respiração que me carrega e dilata.
Deixa que a Tua paz me habite.
Concede-me a graça de me deixar “limpar” e purificar por ti,
Que seja como uma concha que se enche de ti, meu Deus!
E que todos os meus pensamentos e sentimentos,
minha vontade e liberdade sejam orientados por Ti
para o teu serviço e louvor. Amém!
Graça a pedir: Luz para abrir nossos corações para Deus e os outros.
Evangelho: Leia com fé Jo 15, 1-18
Tempo de oração pessoal. Leio uma segunda vez o Jo 15, 1-18 parando onde sentir que mais me toca. Saboreio gostosamente o que Ele me diz... Como sinto Jesus na minha vida? O que significa Deus para mim? Sinto-me unido ao Senhor?... Como sinto as “podas” do Senhor em mim? Onde o Senhor me convida a dar frutos?... Como são meus frutos?
Partilha da oração: Partilho o que senti que o Senhor me disse (Atenção: não é para falar o que acho que o Evangelho diz, mas de contar pensamentos, sentimentos e dificuldades encontradas. A comunidade une fé e vida.
Leitura: Formarmos uma comunidade?
Já conversámos sobre o que é formar uma comunidade. Comunidade é algo que vai além de grupo. Num grupo a gente se encontra para um objetivo comum (torcer pelo mesmo time, ouvir o mesmo estilo de música, etc...), sem que haja ainda um caminhar todos num mesmo processo rumo ao objetivo comum.
Na comunidade temos o mesmo objetivo e sinergia. Há um processo de crescimento e um novo elemento: a fé. Esta é a primeira diferença com outros grupos ou ONG.
Deus age na comunidade e faz com que ela cresça. Este é o pressuposto para que seja formada, vivifique e frutifique. Quem nos reúne é o Senhor Ressuscitado! Sem a presença dEle (onde dois ou três estiverem reunidos...) não é possível formar comunidade.
A comunidade do jeito inaciano, CVX, procura juntar fé e vida. Para isso precisamos: Oração diária, Apostolado, Estudo da Fé, Confiança uns nos outros, Compromisso, Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola...
Perguntas para ajudar a reflexão pessoal e comunitária:
- Da primeira reunião até agora como tem se dado no meu coração esta idéia de formar uma comunidade?
- Sinto que é de Deus a vontade que tenho de formar comunidade?
- Na nossa primeira reunião conheci um pouco mais de cada um dos membros. O que mais me chamou a atenção nesse novo conhecimento?
- O que eu gostaria de perguntar ao grupo ou às pessoas?
Avaliação: O que foi bom para mim no dia de hoje?
Oração final: Senhor! Muito obrigado pelas oportunidades de aprender e ensinar, de conviver com pessoas amigas, por sentir amor e partilhá-lo. Obrigado Pai, por eu estar consciente da importância da sua presença na minha vida. Muito Obrigado! Pai Nosso que estais no céu...
Para rezar com a Igreja: Em cada dia, siga os passos da oração e reze pelo menos 20 minutos com a Igreja (um texto cada dia!). Na próxima reunião partilhe o que sentiu?:
|
|
0 comments:
Postar um comentário