As palavras invadiam o ermo como sementes maduras...
Queridos irmãos e irmãs! Agradeço
ao Senhor por poder celebrar esta Santa Missa de início do ministério petrino na solenidade de São José, esposo da
Virgem Maria e patrono da Igreja universal: é uma coincidência densa de
significado e é também o onomástico do meu venerado Predecessor: acompanhamo-lo
com a oração, cheia de estima e gratidão.
Saúdo, com afeto, os Irmãos
Cardeais e Bispos, os sacerdotes, os diáconos, os religiosos e as religiosas e
todos os fiéis leigos. Agradeço, pela sua presença, aos Representantes das
outras Igrejas e Comunidades eclesiais, bem como aos representantes da
comunidade judaica e de outras comunidades religiosas. Dirijo a minha cordial
saudação aos Chefes de Estado e de Governo, às Delegações oficiais de tantos
países do mundo e ao Corpo Diplomático.
Ouvimos ler, no Evangelho, que
"José fez como lhe ordenou o anjo do
Senhor e recebeu sua esposa" (Mt 1, 24). Nestas palavras, encerra-se
já a missão que Deus confia a José: ser
guardião. Guardião de quem? De Maria e de Jesus, mas é uma guarda que
depois se alarga à Igreja, como sublinhou o Beato João Paulo II: "São José, assim como cuidou com amor de
Maria e se dedicou com empenho jubiloso à educação de Jesus Cristo, assim
também guarda e protege o seu Corpo místico, a Igreja, da qual a Virgem
Santíssima é figura e modelo".
Como realiza José esta guarda?
Com discrição, com humildade, no silêncio, mas com uma presença constante e uma
fidelidade total, mesmo quando não consegue entender. Desde o casamento com
Maria até ao episódio de Jesus, aos doze anos, no templo de Jerusalém,
acompanha com solicitude e amor cada momento. Permanece ao lado de Maria, sua
esposa, tanto nos momentos serenos como nos momentos difíceis da vida, na ida a
Belém para o recenseamento e nas horas ansiosas e felizes do parto; no momento
dramático da fuga para o Egito e na busca preocupada do filho no templo; e
depois na vida quotidiana da casa de Nazaré, na carpintaria onde ensinou o
ofício a Jesus.
Como vive José a sua vocação de
guardião de Maria, de Jesus, da Igreja? Numa constante atenção a Deus, aberto
aos seus sinais, disponível mais ao projeto d'Ele que ao seu. E isto mesmo é o
que Deus pede a Davi, como ouvimos na primeira Leitura: Deus não deseja uma
casa construída pelo homem, mas quer a fidelidade à sua Palavra, ao seu
desígnio; e é o próprio Deus que
constrói a casa, mas de pedras vivas marcadas pelo seu Espírito. E José é
"guardião", porque sabe ouvir a Deus, deixa-se guiar pela sua vontade
e, por isso mesmo, se mostra ainda mais sensível com as pessoas que lhe estão
confiadas, sabe ler com realismo os acontecimentos, está atento àquilo que o
rodeia, e toma as decisões mais sensatas. Nele, queridos amigos, vemos como
se responde à vocação de Deus: com disponibilidade e prontidão; mas vemos
também qual é o centro da vocação cristã: Cristo. Guardemos Cristo na nossa
vida, para guardar os outros, para guardar a criação!
Entretanto, a vocação de guardião
não diz respeito apenas a nós, cristãos, mas tem uma dimensão antecedente, que
é simplesmente humana e diz respeito a todos: é a de guardar a criação inteira, a beleza da criação, como se diz no
livro de Génesis e nos mostrou São Francisco de Assis: é ter respeito por toda
a criatura de Deus e pelo ambiente onde vivemos. É guardar as pessoas, cuidar carinhosamente de todas elas e cada
uma, especialmente das crianças, dos idosos, daqueles que são mais frágeis e
que muitas vezes estão na periferia do nosso coração. É cuidar uns dos outros
na família: os esposos guardam-se reciprocamente, depois, como pais, cuidam dos
filhos, e, com o passar do tempo, os próprios filhos tornam-se guardiões dos
pais. É viver com sinceridade as amizades, que são um mútuo guardar-se na
intimidade, no respeito e no bem. Fundamentalmente tudo está confiado à guarda
do homem, e é uma responsabilidade que nos diz respeito a todos. Sede guardiões dos dons de Deus!
E quando o homem falha nesta
responsabilidade, quando não cuidamos da criação e dos irmãos, então encontra
lugar a destruição e o coração fica ressequido. Infelizmente, em cada época da
história, existem "Herodes" que tramam desígnios de morte, destroem e
deturpam o rosto do homem e da mulher.
Queria pedir, por favor, a quantos ocupam cargos de responsabilidade em
âmbito económico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos "guardiões" da criação,
do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não
deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso
mundo! Mas, para "guardar", devemos também cuidar de nós mesmos.
Lembremo-nos de que o ódio, a inveja, o orgulho sujam a vida; então guardar
quer dizer vigiar sobre os nossos sentimentos, o nosso coração, porque é dele
que saem as boas intenções e as más: aquelas que edificam e as que destroem. Não devemos ter medo de bondade, ou mesmo
de ternura.
A propósito, deixai-me
acrescentar mais uma observação: cuidar, guardar requer bondade, requer ser
praticado com ternura. Nos Evangelhos, São José aparece como um homem forte,
corajoso, trabalhador, mas, no seu íntimo, sobressai uma grande ternura, que
não é a virtude dos fracos, antes pelo contrário denota fortaleza de ânimo e
capacidade de solicitude, de compaixão, de verdadeira abertura ao outro, de
amor. Não devemos ter medo da bondade,
da ternura!
Hoje, juntamente com a festa de
São José, celebramos o início do
ministério do novo Bispo de Roma, Sucessor de Pedro, que inclui também um
poder. É certo que Jesus Cristo deu um poder a Pedro, mas de que poder se
trata? À tríplice pergunta de Jesus a Pedro sobre o amor, segue-se o tríplice
convite: apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas. Não
esqueçamos jamais que o verdadeiro poder
é o serviço, e que o próprio Papa, para exercer o poder, deve entrar sempre
mais naquele serviço que tem o seu vértice luminoso na Cruz; deve olhar para o
serviço humilde, concreto, rico de fé, de São José e, como ele, abrir os braços
para guardar todo o Povo de Deus e acolher,
com afeto e ternura, a humanidade inteira, especialmente os mais pobres, os
mais fracos, os mais pequeninos, aqueles que Mateus descreve no Juízo final
sobre a caridade: quem tem fome, sede, é estrangeiro, está nu, doente, na
prisão (cf. Mt 25, 31-46). Apenas aqueles que servem com amor capaz de
proteger.
Na segunda Leitura, São Paulo
fala de Abraão, que acreditou «com uma
esperança, para além do que se podia esperar» (Rm 4, 18). Com uma
esperança, para além do que se podia esperar! Também hoje, perante tantos
pedaços de céu cinzento, há necessidade
de ver a luz da esperança e de darmos nós mesmos esperança. Guardar a
criação, cada homem e cada mulher, com um olhar de ternura e amor, é abrir o
horizonte da esperança, é abrir um rasgo de luz no meio de tantas nuvens, é
levar o calor da esperança! E, para o crente, para nós cristãos, como Abraão,
como São José, a esperança que levamos tem o horizonte de Deus que nos foi
aberto em Cristo, está fundada sobre a rocha que é Deus
Guardar Jesus com Maria, guardar
a criação inteira, guardar toda a
pessoa, especialmente a mais pobre, guardarmo-nos a nós mesmos: eis um
serviço que o Bispo de Roma está chamado a cumprir, mas para o qual todos nós
estamos chamados, fazendo resplandecer a estrela da esperança: Guardemos com
amor aquilo que Deus nos deu!
Peço a intercessão da Virgem Maria, de São José, de São Pedro e São Paulo, de
São Francisco, para que o Espírito Santo acompanhe o meu ministério, e, a todos
vós, digo: rezai por mim! Amém.
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