Pedagogia Inaciana...

Não gosto de palavra acostumada (M. de Barros)


Educar é o objetivo de muitas instituições e a Companhia de Jesus tem uma proposta pedagógica própria, avaliada pelo tempo (mais de 450 anos!) e pela diversidade de culturas e países, onde estamos inseridos. Nossas Escolas, Colégios e Universidades são procurados tanto no Oriente como no Ocidente, no Norte como no Sul.

Desde o início, Santo Inácio tinha grande preocupação com a formação da juventude, pois sabia que os jovens não podiam ficar à margem da cultura e da política. Quem não pensa é facilmente manipulado!

Os colégios jesuítas, no passado como no presente, têm como objetivo a formação integral da pessoa, procurando harmonizar as três principais dimensões da personalidade: inteligência, vontade e sensibilidade, no contexto vital do educando.

A Pedagogia Inaciana, pois, busca o desenvolvimento integral da pessoa para que tome atitudes positivas e comprometidas socialmente. Queremos formar homens e mulheres a serviço dos outros e transformar a sociedade num espaço de maior igualdade. O respeito pela pessoa humana e a solidariedade fazem parte do nosso itinerário educacional.

O Paradigma Pedagógico Inaciano, inspirado na ação de santo Inácio de Loyola como orientador espiritual, busca tanto a excelência acadêmica como a humana, tendo sempre em conta a contextualização do educando. Eis o que se valoriza no itinerário pedagógico proposto:

* Experiência. Envolve o 'sentir e saborear internamente' no que se estuda, usando a imaginação e os sentidos, ultrapassando assim apenas a compreensão puramente intelectual. É um resgate do coração e da capacidade de sentir em profundidade, derrubando a decoreba e abrindo a mente para a criatividade. Priorizamos a razão e também os afetos experimentados.

* Reflexão. Tanto os sentidos como os sentimentos são implicados na 'experiência', por isso são trazidos à tona, para captar o significado mais profundo do estudado, buscando ao mesmo tempo as relações do conhecimento e também a dos companheiros/as de sala. Refletimos e aprendemos quando percebemos algo com maior clareza e nos fazemos conscientes dos sentimentos experimentados. Ao penetrar a fundo no que se entende, construímos convicções pessoais e podemos tomar decisões mais livres e comprometidas. O conseguimos?

* Ação. 'O amor se mostra mais com fatos do que com palavras...'. A 'experiência' e a 'reflexão' inacianas seriam estéreis se não levassem a uma 'ação' discernida e engajada no contexto pessoal e social.

* Avaliação. O percurso pedagógico se completa com a 'avaliação', nunca excludente ou apavorante, para tomar consciência da própria situação.

Excelência acadêmica, humana e, também, cristã, pela vivência dos valores do Evangelho. Por isso, a 'Celebração comunitária' também faz parte da proposta pedagógica. Confirmamos positiva e ecumenicamente o caminho realizado e o resultado obtido!

Num escritório do Governo Federal dos USA, una máxima dizia:
Aqui fazemos imediatamente tudo; as coisas impossíveis nos levam um pouco mais de tempo... 

A pedagogia inaciana visa uma ação discernida e imediata!

As dimensões essenciais do Paradigma Pedagógico Inaciano - contexto - experiência - reflexão - ação – avaliação – servem no planejamento de todas as atividades e isso é fundamental numa sociedade massificante e manipuladora!

Uma pergunta: que pedagogia você usa?

Um comentário:

  1. Excelente texto, Rámon. Claro e conciso sobre a fantástica pedagogia inaciana. Recomendo ainda o livro "Heroic Leadership: Best Practices from a 450-Year-Old Company That Changed the World", de um ex-jesuíta, sobre como as práticas Inacianas e jesuíticas têm muito a contribuir com o discernimento, gestão e avaliação de nossas práticas e rituais, sejam eles pessoais ou com grupos.

    Abraço fraterno!
    Francis

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