Casamento é relacionamento falido?
Quantos casamentos felizes você conhece? Numa pesquisa, 80% dos entrevistados se
declaravam decepcionados com o casamento. O que isso está querendo nos dizer?
O que está acontecendo nos relacionamentos interpessoais?
Casar é uma obrigatoriedade social e quem não o
fizer será olhado com suspeita. Conheço pessoas que não encontraram na vida real seus parceiros e os buscam nas redes sociais. Querem casar seja como for!
Vivemos numa sociedade de comportamentos
repetitivos e ficar fora desse enquadramento é algo excepcional. Lembro de uma família que levou seu filho ao psiquiatra por que o jovem queria ser
padre! A expectativa social e familiar é forte.
O acordo da felicidade
parece ser: eu coloco o dinheiro e você
cuida de mim e dos filhos, tudo bem? Essa proposta, com o passar do tempo, não dá certo.
As pessoas passaram a escolher seus parceiros pela paixão sentida e o
desejo sexual realizado e esperam que isso dure para sempre. Não dura! Casamento é amor compartilhado e vivido artesanalmente com responsabilidade. Idealizar o parceiro (príncipe encantado!...) não ajuda em nada, pois logo perceberá que tem um sapo nojento em casa! Os
contos de fadas transmitem inocentemente muitas verdades!
O que fazer para não cansar nem sufocar? Como
manter o encantamento? Estar com alguém para não estar sozinho não tem futuro. Para muitos o matrimônio é uma aventura e não uma vocação! Ser felizes para sempre é possível, mas com amor e responsabilidade. E o amor, como uma plantinha, precisa de água (afeto, respeito, confiança...), adubo (cumplicidade, alegria, parceria...) e alguma poda (corrigir defeitos, erradicar maus hábitos, etc.)
Uma pergunta: Qual a receita para
um casamento dar certo?
Não há receita pronta que garanta uma união feliz. No encontro de duas pessoas, se houver compromisso de ambas, a relação vai se construindo na caminhada. Há de se cuidar, sim, da qualidade desta relação para que a alegria da partilha esteja presente. Gostei da ideia do casamento como amor compartilhado e vivido artesanalmente...
ResponderExcluir"¡Que acertada y veraz frase Padre! "El Matrimonio es una Vocación", así como lo es, la vida Religiosa, la Soltería o la Viudez.
ResponderExcluirY me parece, cada persona en la vida que le corresponda vivir, debe o va descubriendo ese camino. Lamentablemente habemos algunos que nos equivocamos; porque "de todo hay en la viña del Señor".
Pero creo que lo importante es seguir adelante, a pesar de los tropiezos, caídas y errores. Además, estamos sólo de paso por ese mundo de Dios.
Lo importante es saber reconocer los errores, enmendarlos si se puede, y hacer siempre el bien; vivir feliz sintiéndonos seguros que Dios nos ama y nos creo por amor y para El.
Bendiciones abundantes y fraternas en esta bello Día; fiesta de Nuestra Señora del Carmen, Reina y Patrona de Chile".