Caindo ele, os da fortaleza se renderam logo aos franceses. Estes, depois de se terem apoderado dela, trataram muito bem ao ferido, com cortesia e amizade. Depois de 12 ou 15 dias em Pamplona, levaram-no em uma maca para sua terra natal... (Autob. 2).
Com as pernas quebradas e enfaixadas, Ínhigo de Loyola, como um novo Saulo de Tarso, entrou naquela que, outrora, fora a sua casa. Seus pais Beltrão e Marina já faleceram. Sua cunhada Madalena o recebeu de braços abertos e com lágrimas nos olhos. Ele tina então 30 anos de idade, e a vida se esvaia...
Que fizeram com aquele jovem que um dia saiu entusiasmado da sua casa e agora o trazem, quase moribundo e como um filho pródigo, numa maca?
Quinze anos atrás, Ínhigo saíra de Loyola para vencer na vida, mas agora o trazem ferido, carregado até por desconhecidos. O que você fez Ínhigo da sua jovem vida? Por onde andou que quase morreu?
Um companheiro de farras disse que o jovem Ínhigo se entregara às vaidades do mundo, que era mulherengo e encrenqueiro. Também gostava de andar armado, para ameaçar e se defender. Oh, ironia da vida! Quem queria ganhar, chega vencido e quem gostava de provocar, vem derrubado. Contudo, alguém que o conheceu de perto disse que tinha um bom coração, pois sabia ser generoso e amigo, embora não fosse coerente com a fé católica, na qual fora um dia batizado.
Quando domina a sensualidade, não só cresce a incoerência como também a estupidez e a incredulidade. No balanço da maca, Ínhigo tenta fazer uma avaliação da sua vida. Por enquanto, sente-se profundamento derrotado e também agradecido, pois a vida ainda não acabara...
Uma pergunta: Qual o balanço que você faz da sua vida neste momento?
Obrigada pelos textos. São ótimos
ResponderExcluirFabio de Freitas, comunidade vocacional 2001 ( a experiência)
ResponderExcluir