Sua Santidade Abuna Matthias I, Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope...
O
Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope, Sua Santidade Abuna Matthias I, esteve em Roma para um encontro com o
Papa Francisco. O
encontro teve lugar no dia 29/FEV. O Patriarca também visitou o túmulo do
Apóstolo Pedro.
O primeiro grande evangelizador dos etíopes foi São Frumêncio, um sírio-greco-fenício nascido em Tiro. Frumêncio, ordenado Bispo por Santo Atanásio de Alexandria, dirigiu-se à Etiópia, para promover a evangelização do país.
A Igreja Ortodoxa Etíope pertente à “família” das Igrejas Ortodoxas Orientais. Esta Igreja, única no gênero, manteve diversas práticas judaicas (circuncisão, alimentos kosher, observância do Shabbat e do Domingo). A Liturgia etíope é de origem alexandrina (copta) e é influenciada pela tradição siríaca.
Na espiritualidade ortodoxa etíope há uma forte tradição monástica. A Igreja conta hoje com mais de 35 milhões de seguidores.
As relações da Igreja Ortodoxa Etíope com a Igreja
Católica são cordiais e estão se intensificando. Nos une uma só fé, um só batismo, um só Senhor e Salvador Jesus Cristo, pelo qual somos irmãos e irmãs em Cristo. Hoje o sangue de tantos mártires, pertencentes a tantas Igrejas, é semente da unidade dos cristãos... disse o Papa Francisco.
Todos cabemos no modelo de uma Igreja verdadeiramente católica com suas diversidades.
É revelador que muitos que celebram a aproximação com as demais Igrejas Cristãs tradicionais são os mesmos que fomentam um cisma e caça às bruxas na Igreja Católica com suas ideologias de esquerda e exóticas "teologias" impostas em um "reformismo" autocrático ...
ResponderExcluir