Sinfonia 9 em Ré Menor, Op. 125 de Beethoven (1770-1827) é para muitos sua obra prima e, certamente, a mais conhecida e interpretada. Composta em 1823, o hino expressa os ideais de liberdade, paz e solidariedade que Europa pretende construir. Desde 1972 a música (não a letra!) é o hino da União Europeia. Foi declarada pela UNESCO patrimônio da humanidade.
Apresentado em Osaka (Japão), 10.000 pessoas cantaram de memória e sem partitura. Notável a
expressividade do Maestro Utaka Sado, inusitado num oriental. Delicie-se com esta obra prima de Beethoven e contemple a disciplina dos músicos e cantores para realizar este evento grandioso.
Por primeira vez foi inserido um coral no movimento de uma sinfonia. O texto é uma adaptação do poema de F. Schiller, feita pelo próprio Ludwig van Beethoven.
Alegria bebem todos os seres No seio da Natureza: Todos os bons, todos os maus, Seguem seu rastro de rosas. Ela nos deu beijos e vinho e Um amigo leal até à morte; Deu força para a vida aos mais humildes E ao querubim que se ergue diante de Deus! |
Para ver o vídeo CLIQUE AQUI
Postar este vídeo foi uma iniciativa inspirada Pe Ramon! O regente e diretor artístico é Yutaka Sado, um grande maestro. Mas ele contou com a ajuda de ensaiadores anônimos que fizeram fizeram um trabalho excepcional.
ResponderExcluirSandra.