Os idosos têm sabedoria. São incumbidos da grande responsabilidade de transmitir sua experiência de vida, sua história familiar, a história de uma comunidade, de um povo (Papa Francisco)
Estimados jesuítas e colaboradores/as,
Tenho a satisfação de apresentar a todos o livro Sabedoria das Idades – Papa Francisco e Amigos que será lançado no dia 237OUT/2018, pelas Edições Loyola na cidade de Teresina/PI.
Este livro começou em oração e cresceu como trabalho de amor. Em 2016 durante uma das sessões de oração cotidiana, o Papa Francisco teve uma inspiração: esclarecer o papel vital dos avós e dos outros idosos. Passou a pregar frequentemente sobre a necessidade mundial de prestar rigorosa atenção a nossos idosos e levar em conta a sabedoria deles. O Papa também queria um livro que enfatizasse as vozes dos que viveram mais tempo, afirmando que eles têm valiosa sabedoria transformadora de vida para compartilhar.
Para o Papa Francisco o diálogo entre as gerações é crucialpara edificarmos um mundo diferente com mais amor e justiça. Esta intenção já era clarificada em Querido Papa Francisco (Loyola, 2016) cuja publicação alertava para a importância de estarmos atentos às perguntas das crianças. Agora com o livro Sabedoria das Idades o Papa Francisco deseja fortalecer a comunicação entre as gerações.
O livro contém histórias de idosos de mais de 30 países. São 96 relatos de vidas. Em 31 histórias o Papa Francisco respondeu com sensibilidade e graça apontando às experiências e sabedorias que elas suscitam. Ainda temos a participação das vozes dos jovens que relataram “o que aprendi com um idoso”.
A edição brasileira possui um caderno especial que traz todos os diálogos que foram realizados para a participação na publicação mundial. Além das experiências comentadas pelo Papa Francisco, teremos a possibilidade de contemplar a mescla do divino com o humano contida em cada história.
Diz o Papa Francisco: “Sem o testemunho da vida dos mais idosos, os planos dos jovens não têm raízes e nem sabedoria. Hoje, mais do que nunca, o futuro gera ansiedade, insegurança, desconfiança e medo. Só o testemunho dos mais velhos ajuda os jovens a olhar acima do horizonte para ver as estrelas. Aprender que valeu a pena lutar por alguma coisa ajuda os jovens a encarar o futuro com esperança... Eis o meu desejo: um mundo que viva uma nova aliança de jovens e idosos”.
Animo a todos para que, além da leitura pessoal do livro, divulguem o mesmo em nossas obras apostólicas para que o maior número possível de pessoas possa desfrutar da sabedoria que o nosso querido Papa Francisco coloca em comum sobre a “sabedoria dos idosos”.
Com estima,
P. João Renato Eidt, SJ
Provincial
Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluir