Não estamos acostumados a olhar para o firmamento, mas dias atrás fomos visitados por um asteroide inesperadamente. Alguns até pensaram que poderia ser uma nave espacial alienígena. Nada disso. O Oumuamua (mensageiro, em língua havaiana) passou a 30 milhões de km da Terra e atualmente está deixando o nosso Sistema Solar.
Pelo que vi, o asteroide (corpo rochoso) Oumuamua foi descoberto em 2017. Ele vinha muito rápido, 110 mil km/h. e de um endereço pouco conhecido pelos asteroides, vinha de fora do nosso sistema solar.
Estudar um objeto vindo de outro sistema estelar aguçou a mente dos pesquisadores, mas com tudo não estávamos preparados para tão ilustre visitante. Só foi possível estudá-lo daqui, da Terra. Mas, mesmo assim se conseguiram alguns resultados interessantes:
1º Não é uma nave interestelar; 2º Bombardeado por raios cósmicos por milhões de anos o asteroide ficou com uma crosta avermelhada; 3º Seu formato é alongado como um charuto, medindo aproximadamente 400 m X 40m. 4º Tem uma rotação bizarra, pois gira no sentido do seu comprimento. 5º Equipamentos especializados não detectaram nenhuma radiação eletromagnética vinda dele.
0 comments:
Postar um comentário