Nos primeiros 5 meses do ano de 2019, quando alguns pensavam que o Papa diminuiria suas viagens internacionais, por causa da sua idade (82 anos), nos encontramos com um calendário internacional denso e nada fácil. Em 5 meses o Papa Francisco visitará 5 países em 4 continentes.
23 a 28/JAN: 34º JMJ no Panamá. O mundo da juventude parece perdido para a Igreja. A Igreja fala uma linguagem que os jovens deixaram de lado, faz um bocado de tempo. Contudo, a Igreja deseja caminhar perto deles. Há situações políticas complexas em países vizinhos que complicam esta visita pastoral: Nicarágua, Cuba e Venezuela vivem momentos políticos conturbados.
03 a 05/FEV. Viagem aos Emirados Árabes Unidos: Abu Dhabi. Além de melhorar o relacionamento inter-religioso com as lideranças do mundo muçulmano, o Papa Francisco procura animar a pequena comunidade católica que vive e trabalha nesse país.
30 a 31/MAR. O Papa Francisco visita o Reino de Marrocos. De novo, o Papa no meio de uma imensa maioria muçulmana. É possível este diálogo inter-religioso?
05 a 07/MAI. República da Bulgária. A ortodoxia da maioria deste povo vive momentos de conflito com os outros ortodoxos do Patriarcado de Constantinopla e da Ucrânia.
07/MAI: República da Macedônia. Problemas políticos com a sua vizinha Republica da Grécia, além de tensões novas intra-ortodoxas.
Viagens complexas que exigem grande tato político e sensibilidade humana extrema.
Rezemos e acompanhemos...
Esse papa Francisco é um grande
ResponderExcluirExemplo de vida e
Santidade para todos nós.