O Pe. Michael Czerny, recém ordenado bispo (4/OUT) e criado cardeal (5/OUT), nasceu na Tchecoslováquia em 1946. Em 1973, após seus estudos de filosofia e teologia, foi ordenado sacerdote na província jesuíta do Canadá, e anos depois obteve seu doutorado na Universidade de Chicago, em 1978.
O trabalho social foi consequência de sua fá comprometida. Fundou o Fórum Jesuíta para a Fé Social e Justiça. Tornou-se vice-presidente da Universidade Centro-Americana, em San Salvador e diretor do Instituto de Direitos Humanos, e serviu no Secretariado de Justiça Social e Ecologia da Cúria Geral dos Jesuítas, em Roma. Conheceu a realidade dos povos africanos ensinando no Hekima University College, em Nairobi. E, por último, trabalhou no Conselho Pontifício Justiça e Paz, 2010 a 2016. Os migrantes e refugiados foram realmente seus companheiros de trabalho.
O Papa Francisco o nomeou subsecretário da Seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral. Embora muitos não o saibam, há mais pessoas se movimentando, hoje, na Rússia e na China do que em outra parte do mundo. O Pe. Michael participou do Sínodo dos Jovens e agora o fará, como bispo, no da Amazônia, pois é um dos dois Secretários Especiais para esse Sínodo.
Por fim, Michael foi ordenado arcebispo, no dia 4/OUT/2019, pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, e no dia seguinte criado cardeal.
A vida deste homem foi dedicada e gasta no cuidado dos mais necessitados.
A cruz peitoral que agora carrega, vinda dos restos de um barco de migrantes de Lampedusa, indica que o mundo sofrido dos refugiados estão perto do seu coração. O báculo também é de madeira.
Minha opinião: Até agora nunca vi um bispo, e menos um cardeal com uma cruz tão pobrezinha como essa da fotografia.
Não tinha mais feia não?
ResponderExcluirOrgulho da família Jesuíta esse membro tão dedicado aos mais pobres....vem responder aos apelos da Igreja em saída... (M. A. Sacon )
ResponderExcluirBelo testemunho/divulgarei/abraços... . (J. Barros)
ResponderExcluirEm tudo amar e servir.
ResponderExcluirA alegria de servir ao Senhor e seu Evangelho é representado de forma simples e muito significativa nessa Cruz peitoral. Tudo para a maior glória de Deus.
ResponderExcluir