O homem se transfigura pelo amor...
Francisco Xavier nasceu na Espanha; caçula de cinco irmãos, tem uma infância feliz até que a família se envolveu numa guerra e ficaram à beira da ruína. As brigas sempre nos empobrecem!
Cedo Xavier entrou no Seminário de Pamplona e logo viajou a Paris, a fim de se formar na melhor universidade da época: a Sorbonne. Tinha, então, 19 anos e era um ótimo esportista!
Na pensão onde se hospedou, Colégio Sta. Bárbara, compartilhará o seu quarto com Pedro Fabro e com outro estudante, mais velho e atrasado nos estudos, mas experto na experiência de Deus: Inácio de Loyola. A palavra e o exemplo de Inácio conquistarão, aos poucos o seu coração. Xavier faz, então, os Exercícios Espirituais de 30 dias sob a orientação de Inácio, e decide como experiência de amor, se colocar no seguimento de Jesus. Em 1534, faz junto com outros seis universitários, os votos de pobreza e castidade, em Montmartre, e fundam assim o que será com o tempo a Companhia de Jesus.
Passados os ano, já em Roma, Inácio chama Xavier:
- Mestre Francisco, sabeis que o Papa quer enviar dois de nós à Índia. Escolhemos Simão Rodrigues e Nicolau Bobadilla para essa missão, mas este ficou doente. Então, esta é a sua missão! E na hora Xavier responde: Estou pronto!
Na viagem para a Índia, perigosa e demorada, Xavier passou primeiro por Portugal e, depois de muitos contratempos, chegou a Goa, na Índia. Logo se coloca a serviço dos doentes e inicia a evangelização do povo hindu, pregando pela palavra e exemplo de vida, a Boa Nova de Jesus.
Mais tarde, viajou à Malásia, Ilhas Molucas/Indonesia e até chegou ao Japão, terra então desconhecida. Em todos os lugares deixa pequenas comunidades de cristãos. O ardor apostólico incansável deste missionário envergonha muitos cristãos acomodados e suscita vocações semelhantes.
Com razão Xavier pensava que se a China aceitasse o cristianismo, este se espalharia mais facilmente também pelo Japão e a Índia. Era o seu sonho! Um contrabandista aceita levar Xavier, até o continente chino, mas sumiu, após receber o dinheiro...
Por fim, como um guerreiro esgotado, nosso missionário jesuíta cai doente e morre na Ilha de Sancião, a poucos quilômetros da China. Xavier tinha 46 anos de idade e seu sonho ainda aguarda para ser realizado...
Por fim, como um guerreiro esgotado, nosso missionário jesuíta cai doente e morre na Ilha de Sancião, a poucos quilômetros da China. Xavier tinha 46 anos de idade e seu sonho ainda aguarda para ser realizado...
Xavier foi canonizado pelo Papa Gregório XV, em 1622.
São Franciscico Xavier rogai a Deus por todos os povos do Oriente!
Uma pergunta: Você é discípulo e missionário na sua realidade familiar e social?
que historia... inspiradora!
ResponderExcluirme pergunto como seria um missionario hj em dia e que lugares seriam "china" de hj...
...
Lindo Pe. Ramón! Minha Paróquia é São Francisco Xavier - Tijuca-RJ. São Francisco Xavier, rogai por nós!
ResponderExcluirPrecisamos, no mundo de hoje, de mais Francisco Xavier!
ResponderExcluir