Hoje em dia, o núcleo familiar é bem complexo e diversificado. O Estado procura se adaptar a todos os modelos, valorizando seus possíveis direitos. Vejamos algumas estruturas de convívio familiar, conforme a Constituição de 1988.
· Família Matrimonial: formada pelo casamento entre um homem e uma mulher.
· Família Informal: formada pela união estável entre duas pessoas.
· Família Mono-parental: qualquer um dos pais com seu filho (ex.: mãe solteira e seu filho).
· Família Ana-parental: Sem pais, formada apenas pelos irmãos.
· Família Reconstituída: Pais separados, com filhos, que começam a viver com outro também com filhos.
· Família Unipessoal: Apenas uma pessoa, como uma viúva, por exemplo.
· Família Paralela: O indivíduo mantém duas relações ao mesmo tempo, por exemplo, casado com A e que também tem uma união estável com B.
O mundo está se tornando um lugar complexo para se viver
Você sabia que o famoso cantor espanhol Miguel Bosé (*1956), viveu por mais de 25 anos com Nacho Palau, escultor valenciano? No auge das barrigas de aluguel Miguel decidiu ter dois filhos e Nacho logo depois outros dois. Assim, em pouco tempo, tínhamos 4 crianças de dois pais e de mães desconhecidas.
O que parecia ser um relacionamento para sempre, com o tempo se desgastou e acabou. Os adultos, Miguel e Nacho, se separaram e levaram consigo seus vástagos: Os gêmeos Diego e Tadeu com Miguel e Ivo e Telmo, também gêmeos e sete meses menores que os outros, com Nacho.
Quem mais sofreu com separação foram as crianças que até agora se sentiam como irmãos.
O que você faria para não traumatizar mais essas crianças?
Ninguém se sacrifica pelas crianças, somos todos adultos egoístas, o importante é a "minha felicidade", as crianças se "adaptam". Só Deus sabe os traumas que ficam na cabeça delas. Para tentar minimizar o problema é preciso dedicar muito AMOR e dialogo constante, mesmo assim os traumas serão inevitáveis. Leandro Cunha
ResponderExcluir