21 a 28/NOV: Primeira assembleia Eclesial de América Latina...
Segundo mons. Cabrejos, trata-se de uma assembleia histórica, porque no lugar da 6ª Conferência Geral dos bispos, o Papa Francisco propôs esta Assembleia Eclesial, composta pelos representantes de todo o Povo de Deus”. Estamos assistindo à passagem de uma assembleia só de Bispos para outra totalmente eclesial.
A diversidade de ministérios e de carismas une e reúne, inaugurando um novo organismo sinodal em âmbito continental, colocando a colegialidade episcopal dentro da sinodalidade eclesial, expressão do ligame do bispo com o Povo de Deus na igreja local, e na igreja toda como ‘Igreja das Igrejas locais’, presidida pelo bispo de Roma, “cum Petro et sub Petro”.
Se delínea um “novo Pentecostes”. Acompanhar o povo de Deus, num tempo complexo e difícil, dando prioridade aos mais vulneráveis. A comunhão e a fraternidade se rompem pela iniquidade que nos rodeia e pela crise sem precedentes da nossa casa comum.
Para a Assembleia que agora começa pedimos o dom de escutar, para deixar nossas posições rígidas e pequenas para poder buscar deus juntos e sempre em comunhão...
0 comments:
Postar um comentário