Quem ganhou com a minha exclusão?
Admiro esta mulher corajosa. Mary Ward viveu há mais de 400 anos, mas sua lembrança é imperecedoura. Fundadora da Congregação de Jesus, teve uma vida marcada por perseguições religiosas em seu país natal, a Inglaterra, e também por parte da Igreja católica.
Mary, mulher encantadora e santa. Deus a conduzia por caminhos novos, diferentes daqueles vividos pela vida religiosa de então, e ela se deixou conduzir. Ela fez conscientemente o ramo feminino da Companhia de Jesus! O que os jesuítas faziam, estas mulheres quiseram fazer. Assim, pois, com um grupo de fiéis companheiras, Mary Ward deu início a um novo tipo de vida consagrada feminina na Igreja: Mulheres apostólicas!
Num tempo de congregações enclausuradas, ela colocou suas religiosas na rua e em missão.
O que ela pretendia? Seguir Jesus Cristo e estar com a Igreja no serviço aos irmãos, principalmente aos mais necessitados.
Educadora da fé, preocupou-se com a formação da juventude e das crianças. Assistiu os doentes, amou os pobres, e sempre atenta a qualquer outra necessidade do próximo. Como projeto pioneiro, encontrou vários obstáculos. A Igreja ainda não podia entender que uma mulher fosse responsável pela missão apostólica de muitas outras mulheres...
Mary Ward morreu com 60 anos de idade, sem ver a esperada aprovação do seu Instituto que ela, inicialmente, chamava de Companhia de Jesus.
Para os cristãos, a cruz é entendida como o sinal supremo do amor e de vitória sobre a morte. A cruz tornou-se sinal de vida, coragem e resistência na missão de Mary Ward e de suas companheiras.
Hoje "convém lembrarmos de uma grande figura da história católica: Mary Ward, essa mulher incomparável que nas horas mais difíceis e sangrentas, a Inglaterra deu à Igreja” (Pio XII).
Mary Ward destaca na história da Igreja pela sua coragem apostólica. Mulher sonhadora, corajosa e encantadora. Sou fã dessa mulher, e muitos de nos esperamos ansiosos pela sua canonização.
Você já conhecia a vida de esta mulher inglesa?
0 comments:
Postar um comentário