Santa Mama (mamãe) Antula (1730-1799), apóstola infatigável...



Mama Antula, como a chamavam carinhosamente as pesoas, foi uma apóstola infatigável dos Exercíos Espirituais, fiel à Igreja na pessoa dos bispos diocesanos, mas com problemas no âmbito civil, com o virrei Vértiz, que estava contra ela, dada a antipatía visceral que o governo tinha contra todo o que fosse  jesuítico. 

Essa atitude negativa permaneceu por mais de dois anos, com repercussões negativas  no terreno religioso, pois negavam a María Antônia a possibilidade de organizar e propor os Exercícios espirituais, mas ela o fazia de forma clandestina, em casas alugadas pelo bispo, e com a ajuda de algumas comunidades qua ajudavam na alimentação dos exercitantes. Algumas pessoas ricas que a ajudavam, até começaram, depois, a fazer às escondidas os Exercícios.

Aos poucos, Mama Antula conseguiu uns terrenos na periferia de Buenos Aires, na atual avenida Independencia 1190, para levantar uma casa de Exercícios, para isso ter com o seu inimigo o Virrei.

Pacificada a autoridade civil, as pessoas de alto poder económico e social, se aproximaram e começaram a ajudá-la na construção da atual Santa Casa de Ejercícios Espirituales, naqueles mesmos terrenos da Rua da Independencia 1190.

Entre tanto, duas amigas do seu grupo começaram também a dar os Exercícios em Salta e Tucumán. Isto levou aquele grupo de ¨beatas¨ a iniciar os pasos de um postulantado, investidura de hábito e a formulação de votos privados, como vida religiosa.

Sua fama se espalhou rapidamente e mesmo as autoridades civis se prontificaram para ajudá-la na missão dos Exercícios Espirituais.

Apesar de sua idade aquebrantada, com licenças do bispo e do virrei fez nova viagem, 1784, chegando a Colonia del Sacramento e até o mesmo Montevideo, promovendo sempre a prática dos Exercícios espirituais.

Seus escritos e estilo de vida chegaram até Europa, onde logo suas cartas e propostas foram traduzidas e ao inglês, italiano e ao alemão. Na França, varios conventos femininos se inspiraram nela. Do Vicario geral da Compañía de Jesus, exilados os jesuitas em Rusia, recbeu Carta de irmandade, e até o próprio Papa lhe otorgou indulgências especiais.

Em 1784 o bispo de Buenos Aires enviou uma carta ao Papa Pio VI informando-o que em apenas quatro anos mais de quinze mil pessoas tinham realizado alguma modalidade dos Exercícios espirituais, sem Antula pedir dinheiro aos exercitantes nem mesmo para a alimentação deles. 

O bispo de Buenos Aires chegou a exigir que nenhúm seminarista se ordenasse sem que Antula certificasse se tinham realizado os Exercicios espirituais. Maria Antônia tinha, pois, um papel significativo na igreja portenha daquela época. 

Em 1791, se publicó en francés un opúsculo titulado "A bandeira da mulher forte¨ (anônimo), falando de suas virtudes e propostas.

Em 1793, programou a contrução da Santa Casa de Ejercicios Espirituales, em Buenos Aires, obra que chegou a ver finalizada. Mesmo com a saúde quebrantada, viajou ao Paraguai, para orientar uns Exercícios espirituais naquelas terras. Esta mulher era incansável!

Por fim, María Antônia foi afetada por uma grave doença, e morreu em odor de santidade, no dia 7 março de 1799, aos 69 anos de idade, rodeada de suas beatas e de outras leigas que a seguiram. Foi enterrada na basílica de Nuestra Sañora de la Piedad, Buenos Aires. 

A Congregação chamada Hijas del Divino Salvador, seguidoras de Antula, fundaram o Santuario de São Cayetano. São Cayetano e São José foram os santos de sua particular  devoção.

Em 1905, os obispos argentinos solicitaram ao Papa Pío X a introdução da Causa de Beatificação de María Antonia. O Papa Bento XV firmou o Decreto de Introdução da Causa, em 1917.

Em maio de 1929 o Papa Pio XI a declarou Veneravel. 

Em 2010 Congregação para as Causas dos Santos aprobou por unanimidade suas virtudes heroicas. Pouco depois Bento XVI a declara bem_aventurada (beata)


Por fim, o Papa Francisco a canonizou em 2024.

Santa Mama Antula ajuda-nos a sermos sempre melhores servidores de todos!


0 comments:

Postar um comentário